terça-feira, 22 de novembro de 2016

22 DE NOVEMBRO








A fonte da vida
 
 
Jesus lhes disse: ''Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos''.
 
 
ESTA passagem é clara, não importa o que todos dizem. Se Jesus houvesse construído essa frase na afirmativa - ''Quem comer a minha carne será salvo'' -, então alguém poderia desafiá-lo dizendo: ''Aqueles que não comerem também serão salvos''. É como dizem alguns patifes: ''O seu ensino é correto, assim como o nosso. O Senhor não quis excluir outros caminhos''. Essas pessoas criam muitos caminhos para alcançar a vida eterna, inclusive orar a santos, adorar à virgem Maria ou viver em uma monastério. Entretanto, nenhum desses caminhos levará à vida eterna. Cristo exclui qualquer outro caminho, tornando todos eles inaceitáveis.
 
Veja por outro ângulo. Se eu dissesse: ''A cerveja Wittenberg sacia a sede; a cerveja Annaberg também'', eu não excluiria outras cervejas. Mas seria muito diferente se eu dissesse: ''Se você não beber a cerveja Wittenberg, não saciará a sede''. Da mesma forma, Cristo não fala na afirmativa aqui. Ele exclui tudo o mais quando diz: ''Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue não terão vida em si mesmos''. Se desprezarmos a sua carne todo resto será inútil. Posso clamar à virgem Maria ou a São Pedro, mas eles não podem me ajudar. Está fora de questão. Em uma palavra, topos os outros caminhos são rejeitados.
 
Vida, graça e salvação vêm a nós somente pela fé, e não por boas obras. Elas se tornam nossas por crermos, comermos o corpo e bebermos o sangue de Cristo.
 

(Extraído do Livro: Somente a Fé -- Um Ano Com Lutero -- Martinho Lutero, editado por James C. Galvin, p.336)





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário