sexta-feira, 18 de novembro de 2016

18 DE NOVEMBRO










Totalmente outra
 


Encaremos os fatos, a realidade como Deus a revela por meio de sua Palavra em Jesus é estranha, inesperada e decepcionante. Esse não é o tipo de mundo que teríamos criado se não fosse dada essa tarefa; esse não é o tipo de salvação que teríamos organizado se estivéssemos no comitê; esse não é o tipo de sistema de recompensa e de punição que teríamos legislado se o tivéssemos votado. Adoro a ironia de Teresa de Ávila quando estava empenhada na reforma dos monastérios carmelitas, viajando por toda a Espanha em carros de boi por estradas péssimas, e um dia foi lançada do carro sobre uma poça de lama. Ela agita seu punho para Deus e diz: ''Deus, se é assim que tu tratas teus amigos, não é de admirar que não tenhas muitos''.
 
Não, a realidade que Deus nos revela em sua Palavra é muito diferente, totalmente outra -- Outra! -- diferente de qualquer coisa que poderíamos sonhar ou pensar. E graças a Deus. Pois se perseverarmos nisso o bastante, oração a oração, nos encontraremos vivendo em uma realidade que é muito mais ampla, amável e melhor. No entanto, leva tempo até que nos acostumamos a ela. A oração é o seu processo de adaptação -- indo do pequeno ao grande, do controle ao mistério, do eu até a alma -- até Deus. É Deus não apenas nos revela por meio de sua Palavra a fim de que possamos conhece-la; ele  quer que nos engajemos nela, participemos dela.
 
Assim, Caveat Lector: que o leitor tenha cuidado. Não apenas compreenda; não apenas a admire; não pense somente que ela é uma coisa maravilhosa; oratio --ore o que você ler, mobilize-se a fim de participar de maneira ativa as nossas palavras a esta Palavra. Ela não espera que recebamos essa nova realidade deitados. É melhor não a recebamos deitados, pois esta palavra de Deus deseja que estejamos em pé, andando, correndo, cantando.
 
 
Eu me agarro e apego a qualquer coisa que você me diga;
DEUS, não me deixe desapontado!
Eu correrei na direção que você estabelecer para mim
Se quando você tão- somente me mostrar como.
 
 
SALMO 119.31-32
 
 
 
 
(Extraído do Livro:  Um ano com Eugene Peterson -- meditações diárias para uma vida centrada em Deus,  p.294-295)




 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário