sábado, 12 de novembro de 2016

12 DE NOVEMBRO









Oração sem esforço
 
 
E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
 
--Mateus 6.7
 
 
 
OS CRISTÃOS veem a oração não como trabalho chato e difícil, mas como uma agradável responsabilidade. Eles oram com fé. porque sabem que Deus prometeu ouvi-los. Suas orações nascem do fundo dos seus corações e, com gemidos e suspiros, revelam suas aflições e necessidades. Como Paulo diz: ''o próprio Espírito  intercede por nós com gemidos inexprimíveis'' (Rm 8.26). O Espírito sabe que Deus está ouvindo e que, portanto, divagações excessivas são dispensáveis.
 
Elias, Eliseu, Davi e outros no Antigo Testamento usaram poucas palavras quando oraram, indo direto ao ponto. os pais, na igreja antiga, disseram bem: ''Nada se consegue com orações longas''. De fato, os pais da igreja recomendavam expressões curtas e sussurradas de tristeza, com orações de apenas uma palavra ou duas. Esse tipo de oração pode ser feita em qualquer momento, mesmo quando lendo, escrevendo ou fazendo outras tarefas.
 
Contudo quem considera a oração incômoda, trabalhosa e difícil, nunca vai encontrar qualquer alegria ou satisfação em sua vida de oração. Sua única fonte de prazer será sua divagação contínua. O seu coração não estará na oração se você tentar orar sem fé e sem sentir necessidade. Quando isso acontece e você ainda se sente obrigado a orar, sua oração se torna maçante e chata. É como o trabalho mesmo: quando um serviço é feito relutantemente, ele se torna entediante e irritante. Contudo, se o seu coração estiver no seu trabalho, você nem mesmo percebe a dificuldade da sua tarefa. da mesma forma, quem ora com alegria não percebe as dificuldades envolvidas. Deus não quer orações longas ou cansativas. Ele quer orações sinceras que fluem de um coração fiel.
 
 
 
( Extraído do Livro: Somente a Fé -- Um Ano Com Lutero, Martinho Lutero, editado por James C. Calvin, p. 326)
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário