sexta-feira, 11 de novembro de 2016

11 DE NOVEMBRO


 
 
 


Um caminho de pedestres



Os cristãos lêem . Para os cristãos, ler é uma habilidade fundamental e presumida. Se uma pessoa que não sabe ler se converte ao cristianismo, não colocamos as mãos à obra e a ensinamos. E a razão para isso, é claro, é a de que Deus se revelou em Jesus, a Palavra que se fez Carne. Nós temos 66 testemunhas desta revelação: ela escreveram seus testemunhos com tinta no papel. Os escritos dessas testemunhas foram selecionados e agrupados e agrupados em um livro de escritos sagrados, a Santa Escritura, a Bíblia. Esse é o nosso primordial, acesso autorizado (e, portanto, confiável) à revelação de Deus em Jesus. Quando os cristãos querem saber quem Deus é e como ele trabalha, o que significa ser criado à sua imagem, salvo por seu Filho e cheio com o seu Espírito, nós lemos as Escrituras.
 
Essa leitura cristã é uma atividade central e não um complemento. Há outras maneiras com as quais algumas pessoas preferem lidar com isso, mas dizemos ''Não'' a elas e nos apegamos a essa. Dizemos ''Não'', por exemplo, ao desenvolvermos situações visionárias de êxtase a fim de entrar em contato com Deus. Dizemos ''Não'' a empreendermos tarefas hercúleas de heroísmo moral a fim de descobrir nossas potencialidades divinas interiores. Dizemos ''Não'' ao irmos para uma caverna na montanha e nos esvaziarmos de todo pensamento, sentimento e desejo para que não nos reste nada que nos separe do acesso imediato à realidade. Nós, cristãos, às vezes, ficamos impressionados com essas pirotecnias espirituais, e, quando necessário fazemos caras e bocas para elas. Em contraste com as espiritualidades glamorosas, a nossa é caminho dos pedestres, literalmente pedestres: colocando um pé à frente do outro, nós seguimos a Jesus. A fim de sabermos quem ele é, aonde está indo e como seguir suas pegadas, recorremos a um livro, o Livro, e o lemos.


                 (...) uma história da maravilhosa colheita das Escrituras
 
     e história que ocorreu, entre nós, usando relatos feitos pelas testemunhas
 
              originais que serviam esta Palavra com suas próprias vidas.
 
                                                    LUCAS 1.1-2

 

(Extraído do Livro: Um ano com Eugene Peterson - meditações diárias para uma vida centrada em Deus - p. 288)





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário