quinta-feira, 7 de junho de 2018

SER FIADOR, EU?


06.06.2018


DEPOIS DA SESTA




Resultado de imagem para IMAGENS DE FIADOR





''Filho meu, se ficaste por fiador
do teu companheiro
e te empenhaste ao estranho,
estás enredado com o que dizem os teus lábios,
estás preso com as palavras da tua boca.
Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois
caíste nas mãos do teu companheiro:
vai, prostra-te
e importuna o teu companheiro;
não dês sono aos teus olhos,
nem repouso às tuas pálpebras;
livra-te, como a gazela, da mão do caçador
e como a ave, da mão do passarinheiro.
(Provérbios 6:1-5)



Os versículos acima contidos no Livro de Provérbios nos alerta veementemente dos malefícios que poderão nos sobrevir, quando decidimos ser fiadores de alguém, depositarmos confiança, algumas vezes, em uma pessoa estranha para tentarmos ajudá-la de tal maneira; entretanto, sem pensarmos, que, se a pessoa não pagar, honrar com os seus compromissos assumidos, seremos responsáveis em arcar com todos os ônus da dívida celebrada por ela, por nós, que demos o aval para ela ser concretizada. E ainda o mais grave pode ocorrer, se não tivermos condições de quitar o débito de outrem, teremos nosso nome inscrito no SPC, no Serasa, ou até responder como réu em um processo judicial, e se não quitarmos o débito, ou celebramos um acordo, ainda podemos ter penhorados os nossos bens.

Por isso, e por muito mais, Salomão nos alerta sobre a gravidade de sermos fiadores de alguém, ele nos dá várias alertas da urgência que temos de nos livrar dessa situação: livra-te, prostra-te, importuna, não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras...Resumindo essas exortaçõesresolva essa situação o mais rápido que você puder, livre-se dela!

Talvez você esteja pensando, e se indagando:'' mas o meu familiar precisa muito de mim, da minha ajuda; como diria ''não'' a ele?!''

Você tem duas hipóteses de como deve agir: a primeira delas é ser sincero com seu familiar, dizer que a sua situação financeira não permite que isso ocorra, se caso aja algum problema com ele, você não poderia quitar o débito dele; a segunda hipótese, se você quiser ser fiador por convicção, amor, e está plenamente consciente, se o seu familiar não puder pagar o seu débito, você deverá quitar por ele; entretanto você estará confiando no seu futuro, de vida, de saúde, de boas condições financeiras...agindo contrário as determinações bíblicas.

Será que você consultou a Deus antes de tomar essa decisão, arcar com um compromisso a longo prazo por outrem?
Para reflexão, leia mais alguns versículos que abordam sobre esse tema tão importante:

Provérbios: 11:15; 17:18; 20:16; 22:26-27; 27:13. 

Também, transcrevo um comentário escrito por Martinho Lutero sobre esse assunto.

''Existe vício comum que é um costume não só entre comerciantes, mas por todo o mundo: de que alguém seja fiador de outro. Embora semelhante prática pareça estar livre de pecado e ser uma virtude baseada no amor, não obstante, corrompe a muita gente e lhe causa um dano irreparável."(Provérbios 6:1-5) 


(Extraído da  Bíblia, 500 anos, Nova Reforma - Edição de Estudo e Referência; Pablo A. Deiros - Editor Geral; Editora Vida -1. edição: maio 2017)










Nenhum comentário:

Postar um comentário