
Eu creio que o Espírito Santo fala amiudadamente conosco; não exatamente como imaginamos ou até queremos, e até muitas vezes, tentamos impor as respostas para as nossas indagações, que ainda não estamos prontos para ouvir a negação aos nossos anseios, e a crua verdade revelada. Neste interim, preferimos não esperar a resposta e correr atrás das outras vozes, as vozes que nos enaltecem, as vozes que não nos confrontam, nem muito menos, nos tolhem; apenas sinalizam e reforçam o que queremos. Ficamos felizes por estarmos certos, os amigos concordam com os nossos pensamentos e com nossos desejos. O caminho está livre para nós, vamos realizá-los rapidamente, sem mais delongas e adiamentos.
Outras vezes, ouvimos muito bem o desejo, a orientação e a resposta revelada pelo Espírito Santo a nossa indagação; entretanto preferimos fazer de conta que não O escutamos, e que é apenas a nossa imaginação, que é impossível realizar, concretizar ou obedecer tal determinação tão inacessível; completamente fora da nossa realidade.
O Espírito Santo jamais impõe a Sua presença, Ele respeita a nossa livre escolha, a nossa privacidade, o nosso distanciamento; mas sempre está atento para atender aos nossos apelos, clamores e indagações. Ele é o Amigo Fiel, que sempre está disponível, para um diálogo aberto, sincero, verdadeiro e profundo. Lembre-se, Ele nunca se aposenta, nem fica doente, nem tira férias, nem tem mau humor, nem te rejeita, nem muito menos, inventa desculpas para fugir da sua presença, amizade.
Ele responderá a sua indagação sobre qualquer assunto, por mais escabroso que seja...Sobre aquela viagem que você tanto almeja realizar, mas não tem certeza se já chegou o tempo favorável para ser concretizada. Sobre aquele relacionamento que é conflituoso, mas ao mesmo tempo você não consegue se desvencilhar ou terminar; podendo se precipitar e vir a noivar, casar. Sobre aquela amizade que não te edifica, reforçando mais as suas fragilidades e até acentuando e compactuando os mesmos vícios tão prejudiciais a sua saúde, e o pior, a sua comunhão com a Trindade Perfeita. Sobre a decisão tão importante--qual é a igreja você deve congregar, servir e compartilhar os seus dons com outros irmãos. Sobre o seu chamado, o seu ministério, a revelação da vontade de Deus para sua vida. Sobre se é o momento adequado para se celebrar uma parceria com aquele amigo; investir aquele dinheiro economizado da Poupança, durante tantos anos, e abrir um negócio promissor com ele. E tantas outras indagações que a sua alma anseia por uma resposta...
Na quietude, na mansuetude, a resposta é revelada pelo Espírito Santo; e é como uma luz que alumia a escuridão da nossa dúvida; depois de enxergarmos a claridade, não somos mais insanos para fugir da verdade!
A pouco tempo atrás, eu fiz uma indagação ao Espírito Santo sobre uma situação que estava vivendo e Ele me revelou a verdade; imediatamente eu obedeci a Sua determinação, e sentir uma imensa paz dentro de mim, a certeza da decisão acertada que eu estava tomando...
''O momento é propício; mas a circunstância não; o mal a espreita na situação vigente!''
Que sejamos servos e servas tementes e fiéis ao ouvirmos a voz do Espírito Santo e obedecermos as Suas determinações hoje, amanhã e sempre!
Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Atos 20:23