sábado, 7 de fevereiro de 2015

VÓS NÃO SABEIS DE QUE ESPÍRITO SÓIS

 
 
Fui acordada, exortada pelo Espírito Santo a meditar sobre esta preciosa, impactante indagação que o Senhor Jesus fez em forma de severa repreensão aos seus discípulos João e Tiago, por perguntarem ao Senhor, se Ele queria que-- através das suas palavras proferidas-- descesse fogo do céu sobre os samaritanos de uma aldeia, e os consumissem. Em razão,  deles não terem os recebido,  nem terem dado estadia, porque eles tinham aparência que estavam em peregrinação indo a Jerusalém.
 
E o Senhor os repreendeu e respondeu...
 
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.

Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. (Lucas 9:55,56)

E creio que o Senhor Jesus Cristo continua fazendo a mesma indagação a todos nós...nos relembrando a presença do Espírito Santo que habita em nós!
 
VÓS NÃO SABEIS DE QUE ESPÍRITO SÓIS.
 
Ele quer que meditemos, sejamos sábios, se o Espírito da Paz  habita em nós, não nos vingaremos das afrontas recebidas, não seremos inimigos dos nossos algozes;  nós os perdoaremos. 
 
Se o Espírito da Fidelidade habita em nós, não seremos infiéis  ao nosso próximo; não seremos infiéis a Deus. 
 
Se o Espírito da Verdade habita em nós, não mentiremos, não cometeremos vilezas, não enganaremos ao nosso próximo.
 
Se o Espírito de Santidade habita em nós, não cederemos aos caprichos da nossa carne; seremos tentados, mas pelo poder que provém do Glorioso Espírito, fugiremos dos astutos ardis maligno.
 
Continue fazendo essas indagações a si mesmo... em todas as situações...
 
Se o Espírito da...habita em mim,  não...
 
E com certeza, nos absteremos de cometer inúmeras aberrações contra a nós mesmos e também contra ao nosso próximo. E mais importante não ofenderemos, não entristeceremos, nem afugentaremos o Espírito de Deus que habita em nós!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. porque esta escrito espirito com letra minuscula se trata do Espirito de Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Erivan, apreciei muito a sua pergunta, e vou tentar te explicar de acordo ao discernimento espiritual que tive ao ler este versículo citado em minha mensagem...; entretanto, terei de usar outros versículos bíblicos para responder a sua indagação.

    ''O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.''

    (João 3:6 - grifo meu)

    O apóstolo João, inspirado pelo Espírito Santo, quando escreveu estas palavras quis se referir ao nascimento espiritual, novo nascimento de um homem, antes pecador, que confessou os seus pecados, se arrependeu dos seus delitos praticados, creu em Jesus Cristo, Filho de Deus vivo; obtendo o perdão dos pecados e a vida eterna; e a partir deste momento tão especial, memorável, ele tem um novo espírito, um coração de carne, que é dirigido, exortado, inspirado pelo Espírito Santo, dando fruto dELE. Enfim, o que é nascido do Espírito é espiritual!

    Creio que, no outro versículo citado em minha mensagem, o apóstolo Lucas citou a indagação de Jesus Cristo, justamente fazendo uma correlação com novo nascimento espiritual dele e dos outros apóstolos -- eles seriam novos homens, que seriam guiados, inspirados pelo Espírito Santo-- que teriam as suas vidas, os seus comportamentos, os seus sentimentos, os seus modos de agirem, de se comportarem, de falarem, completamente diferentes, transformados totalmente. Daí a ênfase do Senhor ao indagar a eles, os relembrando as suas verdadeiras cidadanias, novas identidades: filhos do Deus Altíssimo!

    ''Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.''

    (Romanos 8:14- grifo meu)

    Observe, também outro versículo:


    ''Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vos outros o meu espírito e vos saber as minhas palavras.''

    (Provérbios 1:23-0 grifo meu)

    *a palavra espírito em letra minúscula.

    Deixo o comentário de John MacArthur para você sobre este versículo acima. A paz do Senhor esteja contigo.

    1.23. repreensão. ''A sabedoria de Deus faz o pecador acusações pelos seus pecados que exigem arrependimento. E para quem de fato se arrependa. Deus promete o espírito ou essência da verdadeira sabedoria ligada à revelação divina''.

    ResponderExcluir